segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 7 - O que é Planejamento Ambiental

Planejamento Ambiental já!
Maria Ribeiro Franco argumento que a vida futura no planeta só é possível mediante o Planejamento Ambiental. Segundo ela essa mudança de paradigma dar-se-á com a inclusão da visão ecossistêmica em três instâncias:
Nos Ecossistemas Urbanos

Nos Agroecossistemas

Nos Ecossistemas Naturais


. A Agenda 21, em seu cap. 7, prescreve a necessidade do Planejamento Ambiental, afirmando que a redução da pobreza urbana só será possível mediante o planejamento e a administração do uso sustentável do solo.

. Áreas ambientais frágeis ou sujeitas a catástrofes devem ser identificadas para medidas especiais de proteção.

. Desenvolvimento urbano sustentável:

. suprimentos de água;
. qualidade do ar;
. drenagem;
. serviços sanitários e rejeitos de lixo sólido e perigoso;

. Tecnologia de obtenção de energia mais eficiente:

. fontes alternativas e renováveis de energia: energia solar, hídrica e eólica.
. sistemas sustentáveis de transportes;
. reflorestamento para obtenção de energia de biomassa;


. A Agenda 21 chama a atenção para as atividades sustentáveis no ramo da indústria da construção dizendo que, ao mesmo tempo que o setor de construção pode ajudar a alcançar muitos objetivos na área da habitação, incluindo abrigo, infra-estrutura e emprego, elas podem também esgotar recursos naturais, degradar ecozonas frágeis, causar a poluição química e prejudicar a saúde humana como o uso de materiais de construção perigosos.



Do progresso ao desenvolvimento sustentável

Definições conceituais do economista-ecológico Robert Castanza

. Progresso: a idéia de progresso e de desenvolvimento econômico envolve a noção de crescimento em uma determinada direção formando um sistema de equilíbrio estático frequentemente considerado pela economia convencional;

. Evolução: a evolução é o processo de alteração dentro de sistemas complexos através da seleção de traços transmissíveis. Sejam esses traços tanto de formas dos organismos e suas características comportamentais programadas, transmitidas geneticamente, quanto instituições e comportamentos de culturas, transmitidos através de artefatos culturais, livros e lendas à volta da fogueira; ambos são processos evolutivos. (CASTANZA, 1992, p. 219).

. Conceito de secularização do mundo:

. Contexto histórico (entre os séculos XVI e XVIII) em que o teocentrismo (Deus no centro do mundo) deixa de ser o aspecto convergente da visão de mundo. Primeiramente o antropocentrismo e posteriormente (século XIX – século da morte de Deus – desencantamento do mundo) a visão tecnocêntrica (cientificismo e tecnicismo) é colocada como fator pontual.

KANT E COMTE – O HOMEM - O SUJEITO NO CENTRO

. Comte – precursor da ecologia?

. Para Augusto Comte a sociedade é constituída de um complexo sistema que pode ser analisado como orgânico ou mecânico.

. Essa teoria é a que explica a relação das partes com o todo, fazendo possível a primazia do meio sobre as unidades de vida humana, inclusive as individuais. A “ordem social” se impõe, portanto sobre a “ordem natural”. A nova visão conduz assim, no campo do direito, à Declaração dos Direitos do Homem de 1789 (Revolução Francesa) e por extensão ao Código Civil nos dias atuais.

A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição e abundância [1]. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
O cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, usou pela primeira vez este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Ver – p. 25 – O imaginário heróico da conquista da natureza pelo homem, tão importante para a moderna ideologia do progresso.

. O arquétipo do herói conquistador da natureza selvagem

. Marduk x Tiamat – Babilônia
. Hórus x Hipopótamo – Egito
. Perseu x Górgona
. Apolo x Píton – ambos na Grécia
. São Jorge x Dragão – Idade Média (Europa)

Sheldrake afirma que a aceleração crescente do poder tecnológico só encontra respaldo no “mito do Dr. Fausto” (Goethe), ou na obra Frankenstein (Mary Shelley).

. Os quatro fatores de ordem antropogênica que mais influenciam na sustentabilidade ambiental são: a poluição, a pobreza, a tecnologia e os estilos de vida.

Ver p. 27 – críticas a economia clássica

. Economia Ambiental – Economia Ecológica

- O termo sustentabilidade apresenta um caráter dinâmico que se afasta muito da idéia de equilíbrio estático dos economistas clássicos, refere-se a um processo evolutivo sustentável de mudança contínua.

. Para Maria Franco o desenvolvimento sustentável só sairá dos discursos vazios e alcançara o campo da ação quando ecologia e economia estiverem atuando nos mesmos discursos e práticas. (A ecologia é inseparável da economia).

88 comentários:

  1. O estudo e a análise apresentam uma problemática socioambiental dos grandes centros urbanos, traz à tona da realidade cruel das populações socialmente excluídas e propõe solução baseada no desenvolvimento sustentável das cidades.
    Uma cidade sustentável é aquela que é bem planejada, que compõe um desenvolvimento equilibrado, que permite ao ecossistema urbano relacionar se racionalmente com os demais ecossistemas, respeitando à função social da propriedade e à dignidade humana. Vimos que as condições eficientes de uma gestão urbano ambiental que sejam comprometidas com a preservação da saúde humana, do meio ambiente e da qualidade de vida. Constituem um dos maiores desafios dos agentes políticos, sociais e também da coletividade. A final pode constatar que o estudo do planejamento urbano não pode estar dissociado da análise de suas condições ambientais; que a preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa própria sobrevivência; que o progresso industrial e tecnológico não significa necessariamente um desenvolvimento urbanístico e que, enfim, cada indivíduo deve ter consciência da importância de seu papel na preservação ambiental e procurar exercer a cidadania mediante a participação no planejamento das cidades.
    ALUNO: DANILO BASTOS DE LIMA
    TURMA: EB3P29
    ENGº CIVIL
    IUESO

    ResponderExcluir
  2. A vida futura no planeta só é possível mediante o Planejamento Ambiental, contemplando o equilíbrio entre a vida na zona rural, cidades e meio ambiente.

    Elaine Cristina B. de Freitas
    matrícula 565015-1
    Engenharia Civil
    Turma EB3P29

    ResponderExcluir
  3. Os humanos pensam que sao seres superiores, nao levando em conta os animais o meio ambiente, pois a vida esta em equilibrio pra todos mas os humanos nao agem dessa forma querem usar hoje sem pensar no amanha, onde a vida sera prejudicada sem um futuro com nossa casa sem defeitos, mas isso esta cada vez mais dificil, pois so se pensa em ganhar dinheiroo gastando os recursos hoje, sem pensar no equilibrio de nossa casa, mais eu espero que nos possamos rever esses habitos e nos tornar seres equilibrados com a vida na terra e nao sermos esse "superior" que num tem fundamentos para um mundo melhor.

    Marcos Leite de CAstro
    A28631-4
    Engenharia Civil
    Matutino, 2º/3º Período

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O Desenvolvimento Sustentável por assim dizer, caracteriza em um modo autopiano. pois o desenvolvimento consiste a olhos "burgueses", um SONHO imaginário, que muitos não estão dispostos a pagar.


    Thallys Cabral
    RA: A602JF0
    Curso Engenharia Civil 3º Período

    ResponderExcluir
  6. Núbia C. Calixto Turma EB3P29 Objetivo
    Matrícula 474421-7

    O que a autora Maria Ribeiro Franco chama a atenção, é que não se pode mais pensar em desenvolvimento, se não for sustentável. Porque ao contrário disso, ele será totalmente destrutivo. A mudança de paradigma já deveria ser praticada há muito tempo atrás, para que não chegasse ao ponto alarmante de hoje. Ameaças de destruição por toda parte. Não só na natureza, mas na sociedade, pela forma de desigualdade e exclusão. O equilíbrio dos ecossistemas é muito complexo, pois exige dos governos e das empresas privadas, menos ambição e mais proteção, para o meio ambiente e para a população.

    ResponderExcluir
  7. Maria Ribeiro de Franco, chama atenção quanto ao desenvolvimento, onde deve haver planejamento, e meios sustentáveis para que qualquer projeto seja executado; O Planejamento Ambiental desempenha um papel vital no equilíbrio entre as necessidades da sociedade, como planejadores ambientais devem ter uma compreensão ampla das questões ambientais, fatores sociais, políticos e econômicos. É um processo de criação e realizações de programas que considera o impacto atual e futuro do desenvolvimento humano no ambiente natural.

    Wellington Matias Teles
    Mat. A023JG-9
    Engenharia Civil-Faculdades Objetivos
    Turma "P" ( EB3P29 ) – Noturno

    ResponderExcluir
  8. para termos um futuro bom...e necessario planejamento...nada qi naum tenha um planejamento nao sai como o esperadoo..!

    Faculdade Objetivo
    Engenharia Civil
    Lorrane FErnandes
    RA:a220ed8
    3ºPeriodo matutino

    ResponderExcluir
  9. Isabela
    2º Periodo- Matutino
    A32EFI-3

    Maria Ribeiro Franco prescreve a necessidade de um planejamento ambiental, diminuindo assim a pobreza com uma melhor utilização do solo.
    Chama a atenção para a Agenda 21, onde ao mesmo tempo ajuda a alnançar objetivos, destroi recursos naturais.
    O planejamento ambiental só saira do "papel" quando conseguirem relacionar ação humana, com a preservação de áreas com recursos naturais.

    ResponderExcluir
  10. podemos definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais
    thalita cristhine
    3º periodo

    ResponderExcluir
  11. O planejamento ambiental como política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas.

    Eme Rodrigues
    Engª Civil
    3º Período
    EB3P29

    ResponderExcluir
  12. Se o homem agisse em equilíbrio com a natureza em seus atos desenvolvimentistas, nossa sociedade poderia ser considerada sustentável.
    Para que isso ocorra o ser humano deve seguir projetos, como o proposto por Maria Franco e a Agenda 21, um Planejamento Ambiental, que atingirá vários problemas da sociedade como a vida futura e a pobreza urbana.
    Mas é necessário também desenvolver nosso centros urbanos de forma sustentável, para que as cidades promovam não só empregabilidade, comércio, tecnologia, mas sim qualidade de vida aos seus habitantes.
    Da mesma forma que um empreendimento crescente de uma maneira considerável traz desenvolvimento a sociedade, também traz impactos, tanto ambientais como sociais.
    Contudo, fica notório a necessidade do homem em alcançar o Desenvolvimento Sustentável, porém para promover a Sustentábilidade no campo da ação, primeiro deve -se conciliar a economia com a ecologia.


    Faculdades Objetivo
    Edimar José de Oliveira Júnior
    Eng. Elétrica
    RA: A30CEJ - 0
    TURMA: EB2P29

    ResponderExcluir
  13. Como se desenvolver economicamente, sem grandes prejuizos ecologicos, eis a questão. Recentemente o homem passou a perceber que o ecossitema esta impactado por suas intervenções e esses impactos começam a trazer prejuizos para ele proprio. A tempos estudiosos alertavam para o desenvolvimento sustentavel é o homem na sua ganancia, em so pensar em dividendos, não se atentou para isso. Agora depois de observar os efeitos de suas atitudes, encherga a ecológia com mais respeito. Ainda bem que começamos a ter essa visão de desenvolvimento sustentavel, o agricultor já começa a preservar suas Reservas Legais, ja não retira a mata cilicar, o homem da cidade ja busca o marketing ambiental e viu que isso é rentável, as grandes obras são vigiadas de perto por intituições governamentais e não governamentais afim de minimizar a destruição ao meio ambiente. Esperamos que esse pensamento só progrida e que o homem concientize cada vez mais de que a perfeita interação homem-meio ambiente so pode ser conduzida por ele proprio.


    Aluna: BRUNO FELIPE DE OLIVEIRA
    Matricula: A351AA-1
    turma: EB3P29
    3° PERÍODO ENG. CIVIL

    ResponderExcluir
  14. Planejamento Ambiental é essencial hoje em dia.
    Qualquer modificação, construção, qualquer tipo de atividade causa algum tipo de dano ao meio ambiente.
    Saber minimizar esses danos é o ponto forte de uma ação sustentavel.
    Portanto sem planejamneto ambiental é impossivel preservar, e tentar diminuir a degradação da natureza.

    Alacir Soares de Paiva Junior
    Engenharia Civil 3ª Periodo Noturno
    RA: A02418-2
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  15. Assim como a maria franco penso que, para que aja desenvolvimento ambiental é necessário a participação de todos, principalmente do governo, de nada adianta somente algumas pessoas mudarem, as idéias como hoje não sairiam do papel!

    ResponderExcluir
  16. Maria Franco diz toda uma lógica. No ritmo que as coisas estão andando no mundo logo os recursos naturais estarão esgotados, para que isso não ocorra e preciso tirar os projetos do papel e começar a agir.

    Alcides Lucas
    Mat:A325832
    3ªPeriodo
    Engenharia Matutino

    ResponderExcluir
  17. Para termos uma vida mais feliz, temos que chegar ao máximo de uma vida mais saudável, devem cada ser humano fazer a sua parte para que haja sustentabilidade, cada um fazendo o seu papel, se formos esperar somente para as autoridades governamentais nao daremos muitos passos para o progresso. O nosso planeta esta pedindo socorro, e se nao agirmos logo, caminharemos para uma auto-destruição.


    Eng. Civil - Objetivo-T2
    Wesley dos Santos Ferreira
    Turma EBQ29
    Matricula A48BEJ-2

    ResponderExcluir
  18. Olhar globalmente e agir localmente! está é uma frase impactante que só se aplica em questoes de interesses financeiros, infelizmente isso acontece porque o ser humano só sabe pensar em si, pensar de forma sustentavél é pensar no coletivo, é pensar no amanhã.
    Gisele Alves Leles
    matricula a32ehg-1
    3ªPeriodo
    Engenharia noturno

    ResponderExcluir
  19. Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo.
    Gelsivane Pereira da Silva R.A.: A23DJG-0.
    Engenharia Civil 3º Período Turma: P Noturno

    Assim, podemos então, definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.
    Além de envolver aspectos sociais, economicos, estruturais, entre outros..
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  20. Engenharia Civil "EB3 P29"
    Maxsuel Carlos Lopes
    RA 4415973

    Muitas vezes podemos encontrar grandes áreas impactadas, ou até mesmo países e estados, devido ao rápido desenvolvimento econômico, sem o controle e manutenção dos recursos naturais. A conseqüência pode ser poluição, uso incontrolado de recursos como água e energia etc.

    E também podemos encontrar áreas impactadas por causa do subdesenvolvimento, que traz como conseqüência a ocupação urbana indevida em áreas protegidas e falta de saneamento básico.

    Avaliar para planejar permite que desenvolvimento econômico e qualidade de vida possam estar caminhando juntas. Depois do ambiente, pode-se realizar um planejamento melhor do uso e manutenção dos recursos utilizados.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. PLINIO GUSTAVA MENDONÇA:TURMA EB3P29

    Realmente o desenvolvimento ea sustentabilidade tem que trabalhar juntos...mas sabemos q isso raramente acontece...pelo fato de que o dinheiro o desenvolvimento fala mais alto que o meio ambiente...mas a natureza ta começando a falar alto tbm, como o aquecimento global, efeitos naturais que cada vez acontecem com mais impacto causando mais destruições...devemos crescer mas crescer junto com a sustentabilidade...

    Plinio Gustavo Mendonça...
    turma: EB3P29
    MATRICULA: A117AE

    ResponderExcluir
  24. Entende-se planejamento ambiental como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

    Faculdades Objetivo
    Icaro Martins Ribeiro
    Engenharia Civil
    RA: A10HHA-1
    TURMA: EB3P29

    .

    ResponderExcluir
  25. Hoje em dia é essencial planejamento Ambiental.
    Qualquer tipo de contrucao,de reforma,ou qualquer tipo de atividade causa algum tipo de dano ao meio ambiente.
    Temos que tentar controlar esses danos,isso é o ponto forte de uma ação sustentavel.
    Sem planejamneto ambiental é impossivel preservar, e tentar diminuir a degradação da natureza.

    Fredderyko Raphaell T.Xavier
    Engenharia Civil 3ª Periodo Matutino
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  26. segundo a autora (maria ribeiro franco)o homem esta sempre criando e aperfeiçoando novos meios de tecnologias,as indústrias não param de investir pesado em produtos que traz conforto e bem estar a população.mas para nossa autora o homem só encontra o sucesso completo quando conseguir conciliar tecnologia e sustentabilidade.pois segundo ela o desenvolvimento não é só construir exacerbada mente, mas seguindo todo um roteiro com normas que respeite e integre o homem a natureza. natureza.

    isac da silva souza
    turma: EB3P29
    engenharia civil
    3° período

    ResponderExcluir
  27. sobre a agenda 21 temos como destaque os conceitos para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade apresentados por nossa autora(maria franco)onde segundo ela as construções feitas para melhorar e proporcionar comodidade a população nos dias atuais se forem bem planejadas trazer grandes conseqüências para população.A agenda 21 foi criada para ressaltar e procurar conscientizar as pessoas dos problemas atuais e futuros.

    isac da silva souza
    turma EB3P29 3° período
    engenharia civil

    ResponderExcluir
  28. Uma cidade sustentável é aquela que é bem planejada, que compõe um desenvolvimento equilibrado, que permite ao ecossistema urbano relacionar se racionalmente com os demais ecossistemas, respeitando à função social da propriedade e à dignidade humana. A tempos estudiosos alertavam para o desenvolvimento sustentavel é o homem na sua ganancia, em so pensar em dividendos, não se atentou para isso. Agora depois de observar os efeitos de suas atitudes, encherga a ecológia com mais respeito.
    suelinton pereira lopes
    eng civil 3 periodo
    turma eb3p29
    ra 4415965

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O planejamento ambiental é essêncial nos dias d hoje, pois cm a grande devastação do meio ambiente causada pelo homem, não podemos afirmar se poderá haver vida no planeta daqui alguns anos, pois o presente de hoje é como um espelho que reflete o futuro, um futuro que talvez não esteje longe d acontecer, no qual a destruição terá tomado conta d tudo e de todos, fazendo cm qm assim a vida na terra seja completamente escassa.


    Estefhania Gonçalves de Oliveira
    Engenharia Civil 3º Periodo Matutino
    Ra: 6000398

    ResponderExcluir
  31. Uma cidade sustentável é aquela que é bem planejada,onde ocorrerá o equilibrio, que permite ao ecossistema urbano relacionar, racionalmente com os demais ecossistemas, respeitando à função social da propriedade e à dignidade humana. de acordo com a autora (maria ribeiro franco)o homem esta sempre criando e aperfeiçoando novos meios de tecnologias. com criação da agenda 21, talvés o planeta, comece a dar sinal de sua recuperação.

    DENISCLEVER M. DA SILVA
    ENG. CIVIL. 3º PERIODO
    MAT.357183-1 NOTURNO

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Planejamento ambiental é ações com vistas a recuperar, preservar,o meio ambiente natural. Incluindo-se parques, cidades, regiões. Definição que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

    Weniskley Alves Simões
    ENG. CIVIL. 3º PERIODO NOTURNO
    RA: A06AII-8
    FACULDADES OBJETIVO

    ResponderExcluir
  34. A economia está diretamente ligada ao meio ambiente, só que, muitas vezes este segundo é deixado de lado. Felizmente hoje em dia há vários projetos que estimulam o desenvolvimento sustentável, tanto para empresas quanto para consumidores, as vezes sem pensarem no lado ecológico, e sim no lado financeito (reaproveitamento de água, energia solar, produtos reciclados ... ), mas já é um começo.

    MARIANA GONÇALVES ARAUJO
    TURMA : EB3P29
    R.A.: A3026D5

    ResponderExcluir
  35. A Autora chama atenção quanto ao desenvolvimento, para qual projeto a ser executado deveremos primeiramente ter planejado de forma sustentável. O equilíbrio dos ecossistemas é muito complexo, pois exige dos governos e das empresas privadas, menos ambição e mais proteção, para o meio ambiente e para a população. É um processo de criação e realizações de programas que considera o impacto atual e futuro do desenvolvimento humano no ambiente natural.

    Wregner Matias Teles
    Turma: EB3P29
    R.A. A023JF-0

    ResponderExcluir
  36. A sustentabilidade esta relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro e com isso a preoculpaçao e concientizar a todos da importancia do planejamento ambiental para a vida.
    Com isso contando com a ajuda de grandes empresarios,politicos e ate mesmo a populaçao para fazer a diferença e proteger o nosso planeta.

    Samara Dias de Lima
    Engenharia Civil 3º Periodo Matutino
    RA:A02405-0
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Planejamneto sem dúvida tem espaço em qualquer lugar ou circunstancia, e quando falamos em ambiente, aí que tem espaço mesmo. Até porquê não podemos agir, tomar decisões e ter atitude, se não tivermos planejamento, pois se não faremos piorar a situação.
    Esse tema é muito bom Professor...

    Marcyus Nicomedes
    Faculdade Objetivo
    Engemnharia Civil
    3º Período Matutino
    RA: A0245J-7

    ResponderExcluir
  39. Estudos revelam que a vida no planeta daqui uns 50 anos só será possivel mediante há um planejamento ambiental inciado nos dias atuais. Devemos quebrar paradigmas, mudar a nossa mentalidade de inesgotabilidade dos recursos naturais, não podemos destruir a nossa casa!
    Planejamento Ambiental já!

    Marcelo Pinheiro Costa
    Mat.: a06aid-7
    turma: EB3Q29
    Eng. Elétrica

    ResponderExcluir
  40. A agenda 21 foi crianda visando proteger o meio ambiente, mediante uma eficiencia econominca. Conforme Maria Ribeiro Franco nos mostra, é necessario começar um planejamento ambiental com urgencia antes que nossos recursos naturais sejam esgotados e a raça humana entrará em estinção. Se nao levarmos a serio, futuramente nao haverá vida no planeta.
    Conciencia, agilidade e seriedade para um planejamento ambiental já...

    Irani Batista Trindade
    Turma: EB3Q29
    3º Periodo noturno

    ResponderExcluir
  41. somos os maiores devastadores da natureza, usamos e abusamos dela sem se preocupar com a vida futura, usamos recursos naturais e hidricos ignorando o mal que estamos fazendo para nos mesmos, a agenda 21 foi criada para tentar chamar nossa atençao para estes problemas, criando meios simples mas eficases para minimizar estes efeitos, ja que neste ponto que estamos seria impossivel parar com esta devastaçao, Se este processo de devastaçao feito pelo homem nao for minimizado em pouco tempo a vida no planeta se esgotara. Cabe a nos todos, criamos uma vida sustentavel para que venhamos ter uma vida futura.

    Aluno: Daniel Gunnar G. de Oliveira
    Matricula: A0243E-1
    Turma: Q - Noturno
    Engª Eletrica.

    ResponderExcluir
  42. temos que planejar nosso desenvolvimento com mais consciencia, com mais sustentabilidade, não podemos pensar só no cresciemtno financeiro, em destruir tudo, temos que ser mais ecologicos temos que pensar nas gerações futuras, porque se não houver um projeto sério que projeto o restante das reservas das florestas daqui alguns anos nós os seres humanos já vamos ter acabado com tudo....
    planejar com mais consciencia com mais sustentabilidade e pensar nas consequencias não hoje e sim de amanhã...
    alan carlos vaz 440764-4
    EB3P29
    NOTURNO
    ENG. CIVIL

    ResponderExcluir
  43. Toda ação realizada de forma ou outra gera um dano ao meio ambiente
    Mas é obrigação de homem agir de modo a preservar a natureza em seus atos de crescimento de desenvolvimento, se dessa forma acontecesse não teriamos problemas com a sustentabilidade,
    dessa forma deveriamos rigorasamente seguir as propostar citadas acima por Maria Franco e a Agenda 21 e os projetos de Planejamento Ambiental,
    Mas como o problema já é antigo e o desenvolvimento esta sendo levado a todo custo sem projetos e preservações fica cada vez mais dificil, a medida que a população cresce os impactos são cada vez maiores, a exemplo disso é o projeto de construção da usina de Belo Monte que mesmo com os vários impactos ambientais esta prestes a ser aprovado.

    FACULDADE OBJETIVO
    Ismail Gonçalves Pereira junior
    Matricula A309HF-7
    Eng° elétrica noturno 2,3° periodos

    ResponderExcluir
  44. O planejamento ambiental é indispensável para que no futuro não passamos por grandes problemas , como poluição, aquecimento global... Estes dentre outros fatores que degradam os recursos naturais devem ser prevenidos agora , para que no futuro não sofremos as grandes consequências.

    TAUANA MENDONÇA S E SILVA
    RA A143734
    TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
  45. O Planejamento Ambiente é de extrema importância para que se encontrem formas de desenvolvimento menos impactantes e agressivas ao ambiente. Planejar uma região, visando à integração de informações, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de desenvolvimento.

    Planejamento Ambiental Já..!

    Wedsley de Bastos Lima
    Eng. Civil Turma: EB3Q29
    IUESO

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. No meu ponto de vista o desenvolvimento ambiental e muito útil em nosso dia a dia com o objetivo de melhoria da qualidade de vida do ser humano e de conservação e preservação ambiental,com perspectivas de construção do desenvolvimento sustentável que se expressão nas
    políticas públicas e a utilização do planejamento ambiental na construção da sociedade.

    HOOVER VINÍCIUS FONSECA
    RA:A100FG-4
    Turma: EBR29 Noturno
    ENGENHARIA CIVIL.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Antes de apontar um exemplo de falta de planejamento ambiental, falemos primeiramente da educação do povo, do respeito do ser humano junto a natureza,à cidade em que vive,em suma,o ao planeta...
    Onde está a consciência da reciclagem do lixo??do não jogar lixo na rua, da separação do lixo em casa??(apesar que ainda torna-se indagável o q a prefeitura de Goiânia tem feito c o lixo...q mesmo em órgãos públicos, vão p o mesmo saco.Fico imaginando então o das nossas casas...)
    Ainda um dia desses pisei em chiclete na rua(o que é isso gente???)
    Agora o mais engraçado, é que o primeiro a reclamar, é esse cidadão, que não tem um pingo de educação e respeito, e é o primeiro a jogar lixo no chão,e se calhar, ainda vai dizer q o país não planeja suas ações(pq a boca de lobo da rua dele está entupida,ahh... é que ele jogou além do chiclete que pisei na rua,na tal boca de lobo: entulho, uns pedaços de madeira e umas roupas velhas ,mas isto é apenas um pequeno detalhe,não é mesmo?...)
    Bom,quanto ao país não planejar suas ações, isto também é verdade, mas não é coerente que seja dito por alguém tão despreparado...
    Falemos de planejamento ambiental, mas antes de tudo, não esqueçamos que as ações micro, são tão importantes quanto as ações macro.
    Samantha Moreira Eng Civil A206DC-0 Turma EB3Q29

    ResponderExcluir
  50. Só abrindo um parêntese sobre a agenda 21 que, resaltou sobre as construçoes civis,sendo louvavel e bem colocada sua observância nos pontos positivos e consequentemente os negativos a população e ao meio ambiente ao se construir por exemplo uma hidreletrica.

    JANNECARLOS DA S.FERNANDES
    MAT. 440775-0
    ENG.CIVIL - 3°PERIODO - NOTURNO
    FACULDADE OBJETIVO

    ResponderExcluir
  51. Estamos avançando desde os tempos primordios isso mais ou menos em 1900, onde nem se pensava em planejamento ambiental, hoje em dia é impossivel avançar tecnologicamente, economicamente, sem ao menos pensar em planejamento ambiental, afinal é nossa casa que está em jogo. Varias propostas hoje é colocada em pratica, a agenda 21 é uma delas vista como uma nova era ambiental.


    Artur Diego Silva
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Periodo - Matutino

    ResponderExcluir
  52. Infelizmente o ser humano tem o pensamento que os recursos naturais são inesgotáveis.Mas, hje já temos consequencias do falta de planejamento num passado não muito distante. O aquecimento global é "o grande" exemplo.
    Temos que nos atentar.

    Anna Cláudia Cabral - A1663C-4
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Peródo - Noturno

    ResponderExcluir
  53. A construção civil tem vivido recentemente um período de grande crescimento, que se reflete na valorização de seus profissionais na expansão no mercado. Concomitantemente a essa expansão, desse também que as questões ambientais o que tange a quantidade de reside-os deixados por construções tornou se os principais focos dos estudos da sustentabilidade. A final de contas, uma postura consciente as mais diversas etapas a construção civil,além financeiramente viável, não só caracteriza uma empresa como preocupada com a situação do planeta,mas também passam esta imagem para o publico cada vez mais preocupado com o impacto ambiental sobre o nosso planeta.

    AGAMENON GOMES DA SILVA
    TURMA: EB3P29
    ENGº CIVIL
    IUESO

    ResponderExcluir
  54. Da forma que o mundo esta se transformando e em muitos logares sem nem uma pensamento no futuro, tende ser mudado tem que quer um pensamento dos governantes, em desenvolver o pais com o máximo de cuidado ambiental e não só pensando no PIB do pais como muitos pensão para um pais e essas mudanças tinha que ser pra ontem pois o mundo cresce de qualquer forma e logo o plante vai mostra de uma forma muito dura os erros da humanidade...

    alessandro vinicius N°a08411-8
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Período - noturno

    ResponderExcluir
  55. Planejamento Ambiental é um bem que toda Sociedade tem como Proteção e Preservação em Beneficio com Planeta.Com tanta irresponsábilidade e imprudencia de alguns nosso Planeta Esta sendo "destruido".
    Concluindo Planejamento não é Apenas Preciso é Necessário!

    Felipe Gomes de sousa.
    Periodo:2° Matutino.
    Ra: A27325-5

    ResponderExcluir
  56. Para que haja um bom planejamento ambiental, é necessário que exista um equilibrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente,ou seja,um desenvolvimento sustentável respeitando os ecossistemas existentes.

    IUESO
    3ºPeriodo-Engeharia Civil
    Turno: Matutino
    Aluno:Fábio Pereira dos Santos
    RA:A0245b-1

    ResponderExcluir
  57. é necessario ter uma consciencia sobre o meio ambiente em que vivemos, pois, sem equilibrio na natureza com o ser humano, tudo poderia acabar, e é o que se espera daqui a alguns anos, porem temos tempo para mudar a nossa visao de lucro, que hoje é destruir florestas para se ter montanhas de dinheiro.

    Gabriel Martins Rosa - A143670
    3º Periodo
    IUESO

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Ilton Martins Junior RA A206IE-2
    3º Periodo Matutino
    IUESO
    Através desse texto entendemos que a preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa própria sobrevivência; que o progresso industrial e tecnológico não significa necessariamente um desenvolvimento urbanístico e que, enfim, cada indivíduo deve ter consciência da importância de seu papel na preservação ambiental e procurar exercer a cidadania mediante a participação no planejamento das cidades.

    ResponderExcluir
  60. Quando se fala de sustentabilidade não podemos deixar de vincular a idéia de responsabilidade; Pois as ações individuais refletem conseqüências que atingem toda uma cadeia, seja ela social ou ambiental.
    É Necessário que haja políticas mais abrangentes que integrem as necessidades da demanda do consumo das pessoas, com a importância de preservar o meio ambiente. E o mais importante para que possamos construir um planeta sustentável, é passar para as próximas gerações a importância de preservar o meio ambiente e de consumo consciente. É necessário que a educação ambiente seja levada a sério desde as primeiras series do ensino básico; E que possamos cobrar das autoridades leis que preservem e que de sustentabilidade para a vida no planeta terra.
    Acadêmico: Everci Ferreira do Nascimento Junior
    Matricula: 597967-6 - 3ºPeríodo/Noturno
    Engenharia Civil, Turma EB1Q29
    IUESO - OBJETIVO

    ResponderExcluir
  61. ter não so uma cidade sustentavel mais o mundo, e fazer planejamento de tudo o que for ser construido respeitando as leis mundiais e o meio anbiente,com isso a população não ira sofrer com a natureza.a população por sua vez sera respeitada pelos nossos governantes com os planejamentos melhorando a qualidade de vida e preservando a natureza.

    ResponderExcluir
  62. NOME:JHONATAN CORREA SILVA
    MAT:A1275F8
    TURMA:EB3Q29
    CONT ANTERIOR.

    ResponderExcluir
  63. Planejamento Ambiental e extramente necessario nos dias de hoje. Alias, ja era para ter a muito tempo, pois se fosse trabalho isso a pelo menos uns 50 anos atras, o nosso meio ambiente nao estava tao poluido como esta hoje.


    Nome: Alana Vasques
    Turma: EB3P29
    Matricula : 466741-7

    ResponderExcluir
  64. O planejamento ambiental tem que ser inserido desde a construcao de casas ,edificios,rodovias,ferrovias para ter uma sustentabilidade total.Nao afetando depois as populacoes,com uma engenharia mal utilizada,nao basta o que estamos sendo afetados?A poluicao do ar,agua contaminada,desmoronamento,,a mal utilizacao do solo o nao planejamento de tudo.

    ResponderExcluir
  65. Juntamente com o Planejamento Ambiental, deve-se incorporar a Educação Ambiental. Um conceito que é muito importante para a EA, é o dos 5 Rs. Repensar, Recusar, Reutilizar, Reduzir e Reciclar. Devemos incorporar esses hábitos ao nosso dia-a-dia, ajudando assim o meio-ambiente.

    Monica Kamilla Inácia Ribeiro
    RA : A3515I0
    Segundo Período Matutino
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  66. Para Maria Franco o desenvolvimento sustentável só sairá dos discursos vazios e alcançara o campo da ação quando ecologia e economia estiverem atuando nos mesmos discursos e práticas.
    Isso porque a ganancia pelo poder/dinheiro é muito maior que o amor ao proximo do ser humano.

    Aluno: Bruno C. Castro
    RA: A153AE-8

    ResponderExcluir
  67. O planejamento ambiental é essencial nos dias de hoje, assim como A Agenda 21 q tem como prioridade preservar e tentar diminuir a degradação da natureza/do meio ambiente. Temos que nos concientisar e ajudar o nosso planeta antes que seje tarde demais.

    Tamara Damascena Almeida
    A33CAF-5
    Engenharia - Segundo período
    Matutino

    ResponderExcluir
  68. O argumento da Maria é uma realidade vista por todos. Mas lamentavelmente, sabemos que planejamento ambiental, ainda está deixando a desejar. Mesmo que alguns está tomando as providências previstas nele, mais a maioria ainda não adotaram os métodos devidos. Assim deixando cada vez mais preocupante.


    Klinsman Johnny Fontenelle Santana
    A3152E-9
    Engenharia - Segundo período - noturno

    ResponderExcluir
  69. O homem como parte integral do meio ambiente é responsável como função importante no planejamento ambiental para a qualidade de vida da populção e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.

    Rinaldo Macarini
    3° Período
    Eng. Básico
    A1714C5

    ResponderExcluir
  70. O que a autora Maria Ribeiro Franco chama a atenção, é que não se pode mais pensar em desenvolvimento, se não for sustentável. Porque ao contrário disso, ele será totalmente destrutivo. “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais

    Aluno: Thiago Vilas Boas Neves
    Matricula: A33CAD-9
    Eng. Civil noturno

    ResponderExcluir
  71. Assim, podemos então, definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

    Joao Pereira da Silva Neto
    Engenharia civil
    3° periodo matutino

    ResponderExcluir
  72. O planejamento ambiental esta totalmente ligado ao proceso de desenvolvimento sustentavel pois suprindo as necessidades do agora sem causar maiores impactos ambientais e sociais, podemos garantir um futuro mais promissor.
    crescermos com consciência.


    Aluno: Khaled Bahmad
    RA: A132FB-2
    3º período matutino de Engenharia-Objetivo

    ResponderExcluir
  73. Mediante um planejamento ambiental adquado é que garantiremos um desenvolvimento sustentavel, somente com ações que visam recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de nosso planeta é que garantiremos a sustentabilidade dos recursos naturais.

    Hugo Cezar
    RA: A1437G-6

    ResponderExcluir
  74. Todo desenvolvimento gera impactos. Não podemos deixar de crescer. É natural do ser humano buscar sempre avançar, e às vezes a maneira com que isso acontece não é a mais correta. Não podemos mais falar em desenvolvimento separadamente de sustentabilidade.

    Carlos Henrique Trindade Reis Madeira
    Matricula: A26924-0
    3º Período - Engenharia Civil
    IUESO

    ResponderExcluir
  75. Nos dias de hoje não se pode mais desenvolver projetos sem analisar o impacto ambiental que ele poderá causar.

    Thaisse Ribeiro Melo
    Matrícula: A29HBJ-5
    2 Período Matutino
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  76. Até hoje, a humanidade vem explorando os recursos naturais como se eles fossem ilimitados. Desenvolvimento Sustentável é adotar métodos, processos e tecnologias, além da mudança de hábitos das populações, que possam sustentar o progresso por longos períodos, ao mesmo tempo em que permitem a renovação dos recursos naturais.Para que isso ocorra temos vários planos mundias em prol do Desenvolvimento Sustentável, planos estes que tentam mudanças de atitudes tanto das pessoas, e também dos países, para que estes adotem uma forma de crescimento que não afete tanto o nosso meio ambiente.

    Aline Spessatto
    RA: A100GF-3
    3º Período
    EB3A29

    ResponderExcluir
  77. Planejamento Ambiental seria em outras palavras a reeducação do ser humano que ja deveria ter sido pensado a seculos. Por esse grave motivo o tal planejamento hoje é bem mais complexo, porem executado. A educação para então cravação de consiencia nas mentes humanas exige apostar em berço, assim fazendo com que todas as peças(pessoas) funcionem(vivam) de maneira sustentavel.

    Faculdade Objetivo IUESO
    Engenharia Civil 3ºPeriodo
    RENATO GUILHERME MOTA MORAIS
    RA:A083JA-2 MATUTINO

    ResponderExcluir
  78. O Planejamento Ambiental é muito importante para nao degradar a natureza, pois quando o homem interage com a natureza para prevenir, ele busca todas as alternativas para que nao causar impacto ou pelo menos diminui-lo.
    São projetos sustentaveis que ajudam a construir sem denegrir, e isso é importante.
    Suprir a necessidade sem acabar com os recursos das necessidades futuras é desenvolver sustentavelmente.



    Aluno: Guilherme Tonhá
    RA: A02411-5
    Curso: Engenharia Civil
    Período: 3º Matutino

    ResponderExcluir
  79. Uma verdade é certa (ecologia e economia tem que andar uma paralela a outra), caso contrário é impossível que haja planejamento ambiental pois tudo que se faz ao meio ambiente mesmo que seja com planejamento se tiver envolvido somente economia e não ecologia de nada vai adiantar ter feito o tal planejamento, pois temos que buscar uma Forma de envolver a renda " economia " com " ecologia " de forma harmônica para que se possa andar corretamente nos dias de hoje.


    Aluno: Fellipe Gabriel
    RA: A17149-5
    Curso: Engenharia Civil
    Período : 3° Matutino

    ResponderExcluir
  80. logicamente como ja e comprovado não havera ecologia apropriada sem uma economia adequadra peçizamos nos cocientiza o mais rapido possivel e so nos concientizamos e pouco pecizamos concientiza os outros e o mais rapido possivel

    Rogerio inacio ferreira
    A26498-1
    Engenharia civil
    periodo 3 matutino

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Planejamento Ambiental é fundamental para termos uma sociedade que não degrada o meio ambiente, nos dias de hoje com o planejamento já esta dificil de conviver, a degradação está tomando conta de nosso planeta de uma forma que se não fizermos algo daqui uns anos ficara dificil de conviver no meio de tanta poluição.


    Douglas S. C. de Carvalho
    Engenharia Civil
    3° Período / Matutino
    A132EE-0
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  83. O planejamento ambiental é tão quanto importante o desenvolvimento sempre tem q estar parelhos no desenvolvimento,muitos paises estao revendo sua forma de pensar sobre o desenvolvimento e estar começando a cuidar melhor do meio ambiente e futuras gerações.

    Gustavo Torres de Souza
    A087818
    3P engenharia CIVIl

    ResponderExcluir
  84. O planejamento ambiental tem sido muito comentado e execultado, a sossiedade te cobrado isso muito das empresas.
    Mas o ideal seria q as propias empresas tivesem essa conssiencia, ou seja essa ideia deveria partir delas propias.

    Diogo de Paula Caixeta
    RA a1712j8
    eng civil matutino
    faculdade objetivo

    ResponderExcluir
  85. O planejamento ambiental consta em um plano para cuidar mais do meio ambiente, a unica maneira para que o homem pare de degradar a natureza.
    O planejamento é um metodo usado por muitos povos para que isso aconteça.

    Renato Junio Louredo DA Silva.
    Faculdades Objetivo - 3 periodo
    A024433 - Engenharia Civil.

    ResponderExcluir
  86. A sustentabilidade esta relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
    Com isso contando com a ajuda de grandes empresarios,politicos e ate mesmo a populaçao para fazer a diferença e proteger o nosso planeta.

    Faculdade Objetivo
    Eng°Basica EB3Q29
    Ricardo Gomes Duarte
    RA/465496-0

    ResponderExcluir
  87. O planejamento ambiental, tem q ser levado a serio com planos talvez ate de punimento pra alguma empresa ou instituição q nao cumpre o planejamento.
    O planejamento ambiental esta trabalhando em um bem comum, e isso tem q ser valorizado.
    Mais sera que ta sendo executado??
    Talvez sim , em algumas empresas q pensa no futuro, e no bem estar das pessoas.
    Enfim o bicho homem é o grande causador da degradaçao ambiental .


    Faculdade Objetivo
    Filipe Lopes Rodrigues
    RA: A0BBG-7
    Noturno
    Engenharia Civil EB3P29

    ResponderExcluir
  88. Há centenas de anos que o ser humano vem degradando o meio ambiente sem olhar para as reações que isso causaria,porque as nossas ações ocasiona diretamente uma reação na biosfera.Percebemos que os recursos do planeta têm limites e que,embora a natureza possua um grande potencial de autodepuração,isso também é limitado então devemos percebemos a necessidade de definir até que ponto podemos alterar a biosfera e é por isso que a Maria franco vai falar sobre a necessidade de planejarmos as nossas ações quanto ao que fazemos co relação ao meio ambiente em que vivemos.

    Faculdade Objetivo
    aluno:Cleyton de Oliveira Mota
    RA: 440720-2
    turno:Matutino
    Engenharia

    ResponderExcluir