segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 9 - O conceito de Impacto Ambiental (extra)


A morte do Mar de Aral é considerado por muitos meios de comunicação e referência, como o pior impacto ambiental da história.

Impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações e/ou atividades do ser humano. Conforme o tipo de intervenção, modificações produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar qualitativa e quantitativamente o impacto, classificando-o de caráter "positivo" ou "negativo", ecológico, social e/ou econômico.


Aspectos Jurídicos


O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, instituído no Brasil dentro da política nacional do meio ambiente, através da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986. Trata-se da execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, por meio de métodos e técnicas de previsão dos impactos ambientais.
O estudo realiza-se sob orientação da autoridade ambiental responsável que, por meio de instruções técnicas específicas, ou termos de referência, indica a abrangência do estudo e os fatores ambientais a serem considerados detalhadamente. Tal estudo é essencial para se obter o
licenciamento ambiental para o funcionamento de um empreendimento ou uma ação humana, como por exemplo, a instalação deindústria ou agricultura.
Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e apresentar o respectivo Estudo (EIA), o
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição, e as medidas mitigadoras (que em certos casos são obrigatórias). Nos casos mais complexos, que envolve muito espaço, muitos recursos, e pode atingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos, inclusive da realização de audiência pública com os diversos segmentos da população interessada ou afetada futuramente pelo feito.


Atividades como Impacto Ambiental


Construção de rodovias;
Construção de
Ferrovias;
Construção de
Portos e terminais;
Construção de
Aeroportos;
Instalação de
oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto;
Instalação de linhas de transmissão de
energia elétrica (acima de 230 kV);
Obras hidráulicas para fins de
saneamento, drenagem, irrigação, retificação de curso d'água, transposição de bacias, canais de navegação, barragenshidrelétricas, diques;
Extração de combustível fóssil (
petróleo, xisto, carvão, gás natural);
Extração de minério;
Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;
Instalação de usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária (acima de 10 MW), inclusive a instalação de
parques eólicos;
Complexo e unidades industriais e agro-industriais (
petroquímicos,siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos);
Distritos industriais e zonas estritamente industriais (ZEI);
Exploração econômica de
madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;
Projetos urbanísticos (acima de 100 ha), ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental;
Qualquer atividade que utilize
carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.
Resumo Impacto ambiental é qualquer ação d homem na natureza.Existem dois tipos de impactos ambientais: ° Positivos- algo benéfico para a natureza; Negativos- algo maléfico para a natureza.




100 comentários:

  1. Trazendo esse assunto de impacto ambiental para area que escolhi atuar futuramente, que é Eng. Civil.
    Vemos que no Brasil, em particular, a falta de uma consciência ecológica na indústria da construção civil resultou em estragos ambientais irreparáveis, agravados pelo maciço processo de migração havido na segunda metade do século passado, quando a relação existente de pessoas no campo e nas cidades, de 75% para 25%, foi invertida, ocasionando uma enorme demanda por novas habitações.
    A construção civil é considerada uma das atividades que mais geram resíduos e alteram o meio ambiente, em todas as suas fases, desde a extração de matérias-primas, até o final da vida útil da edificação.

    Luciano Dias mat. A52HJF-6
    turma: EBQ29

    ResponderExcluir
  2. Como o professor Pedro citou em sala de aula,causar impactos no ambiente ao nosso redor é rotineiro,fazemos modificações no meio o tempo todo. No entanto a lei da sobrevivência desafia a sociedade a se conscientizar de suas ações que causam impactos e estes quando causados serem minimamente. Tudo o que foi citado como potenciais causadores de modificações negativas para o meio ambiente como a construção de hidrelétricas,extração de minérios, aterros sanitários e tantas outras atividades envolvendo a construção civil não vão diminuir seu ritmo. Isto é um fato da sociedade e seu modelo econômico,porém,se a nós humanos foi dada a capacidade inventiva tão aflorada, invetemos novas tecnologias como tem acontecido, só que voltada para minimizar os efeitos colaterias que nós mesmo causamos ao nosso mundo e aos nossos próprios organismos!



    Aluna: Maiara Carolina
    turma: EB3P29
    3° PERÍODO ENG. CIVIL

    ResponderExcluir
  3. A maioria das atividades humanas causam algum tipo de impacto para o meio ambiente, o desenvolvimento da sociedade depende de ações transformadoras nos mais variados setores. Cabe a nós seres humanos não destruir o planeta.



    Aluna: Veronica Coimbra
    turma: EB3P29
    3° PERÍODO ENG. CIVIL

    ResponderExcluir
  4. O impacto ambiental das atividades industriais em geral é de intensidade variada, boa parte desse impactos dependem de obras de infra-estruturas e saneamento. Esses impactos que atinge em cheio a sociedade podem ser minimizados com o planejamento ambiental. Existem muitas leis, normas e regulamentos sobre esse tema, mas o que falta mesmo é uma boa fiscalizaçao não só por parte dos orgãos publicos mas também por parte da população.
    Irani Batista
    Engenharia Civil
    Turma EB3Q29 3º Periodo noturno

    ResponderExcluir
  5. Os impactos ambientais são ocasionados por confrontos diretos ou indiretos entre o homem e a natureza. Exemplos bem conhecidos de impacto ambiental são os desmatamentos, as queimadas, a poluição das águas, o buraco na camada de ozônio, entre outros.

    Aluno: Eme Rodrigues
    Engenharia Civil
    Turma: EB3P29 3º Período - Noturno

    ResponderExcluir
  6. Penso eu que mesmo falando tanto de meio ambiente e sustentabilidade, ainda não acordamos para realidade, pois não damos a importancia que o assunto merece.O GRANDIOSO SER HUMANO com toda a sua inteligencia ainda não fez nada tão GRANDIOSO para diminuir os impactos por ele causado pq isso não é tão rentavél, mas acredito eu, que este filme de terror esta proximo de mudar ja que só irá sobreviver profissionalmente quem se adequar ao novo modo de vida sustentavél.

    Gisele Alves Leles de Souza
    matricula- A32EHG-1
    3º Período - Noturno
    Turma: EB3P29

    ResponderExcluir
  7. Pelo que foi visto podemos afirmar que toda atividade humana causa impacto ambiental, que na maioria das vezes é maléfico para a natureza. Assim sendo, o homem deve criar mecanismos para impedir este impacto negativo que está destruindo nosso planeta. Aluno:FERNANDO L. DE MATTOS, MATRICULA: A3258F6, Turma P, Eng. Civil

    ResponderExcluir
  8. esse tipo de assunto e muito complexo
    todos nos sabemos que o planeta esta sendo destruido gradativamente,mais estamos esquecendo que esse processo ja esta vindo sendo executado a varios e varios anos,com isso si nao começarmos a pençar que o principal causador e principalmente executador deste processo e exclusivo o ser humano,sendo assim si nao começar a fazer pequenas atitudes e com isso inverter esse processo de destruiçao do "plane"

    Silas Regis Silva
    eng civil
    turma p
    a302ac7

    ResponderExcluir
  9. Ramon Henrique

    A maioria das atividades humanas causam algum tipo de impacto para o meio ambiente, todos nos sabemos que o planeta esta sendo destruido gradativamente, então temos que tomar providencias de cada um fazer sua parte pela preservação do nosso planeta, que cada dia mais, parece que vai pedindo mais socorro, pois o homem, não pensa na natureza, e sim nos benefícios que o desenvolvimento vai trazer, sem pensar no meio ambiente.

    Eng. Civil - Objetivo
    Ramon Henrique Carvalho e Silva
    Turma EB3P29 – turno noturno

    ResponderExcluir
  10. Então, pensando em matemática, impacto ambiental é inversamente proporcional ao "que o homem constrói". O desenvolvimento seria sustentável se o homem preenchesse os requisitos descritos na Agenda 21(x) os quais discutimos em sala de aula, mas a ganância desenfreada pelo dinheiro e a vontade de crescer, supera o pensamento de preservação da natureza, da qual sem a natureza nao viveríamos. Temos entao que desenvolver mas sem perdermos de vista o meio ambiente a fauna e a flora.

    Eng. Civil - Objetivo
    Wesley dos Santos Ferreira
    Turma EBQ29
    Matricula A48BEJ-2

    ResponderExcluir
  11. O impacto ambiental gerado por muitas dessas atividades são muito grandes e complexas. Tenho acampanhado o impacto provocado pela construção das usinas hidroelétricas nos municipios de Caçu e Cahoeira Alta no sudoeste goiano, o impacto ambiental, sócio-econômico e cultural é muito grande. Várias espécies de animais estão morrendo, os peixes nos rios estavão sendo pegos com a mão, sem contar, que com o enchimento da barragem muitos peixes que foram pegos nos rios estavam podres, não são peixes de água parada. Muitas familias na zona rural ficaram ilhadas,as empresas responsáveis não construiram estradas antes da água subir. Com vários fatos que vem acontecendo, nota-se que, no papel todo o estudo de impacto é feito, mas muitas ações não saem do papel por interesse político. De que adianta lei se elas não são para todos. 'Para quem tem o poder ela é isenta.' Quem sofre é a natureza e as pessoas da região.
    Elaine Cristina B. de Freitas
    Matrícula 565015-1
    Engenharia Civil
    Turma EB3P29

    ResponderExcluir
  12. A um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente. No entanto, em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Uns dos fatores que contribui para o impacto ambiental são: Diminuição da biodiversidade, Erosão, Inversão térmica, Ilha de calor, Efeito Estufa, Destruição da camada de ozônio, As chuvas Ácidas, Mudanças climáticas, etc. Portanto, devemos conscientizar a humanidade e familiarizar de alguns fatores primordiais para a diminuição do impacto ambiental como: Reflorestar as áreas desmatadas; Criar um processo de despoluição dos nossos rios e córregos; A aplicação do desenvolvimento sustentável; Uso consciente dos recursos naturais; Evitar qualquer tipo de poluição; Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental; Criar lei que garantam essa preservação, etc.
    ALUNO: DANILO BASTOS DE LIMA
    TURMA: EB3P29
    ENGº CIVIL
    IUESO

    ResponderExcluir
  13. Digamos que praticamente tudo que a humanidade cria seja algo que prejudica o ambiente, pois tudo precisa de materia prima e acaba usando isso da natureza, pois os humanos nao se contentam com o atual, querem sempre mais o mais rapido possivel, sem pensar muito no que ele pode alterar no ambiente.

    Marcos Leite de CAstro
    A28631-4
    Engenharia Civil
    Matutino, 2º/3º Período

    ResponderExcluir
  14. A morte do Mar de Aral é mais um exemplo da ação humana negativa sobre a natureza. Uma destruição desmedida e que resulta num desencadeamento de outras mortes...é revoltante e com certeza uma perda significativa para as outras gerações que só ouviram falar e nunca poderão conhecer..

    RENATO ROCHA SANTANA
    RA: A1663E0
    TURMA: EB3P29
    Engenharia Civil
    3º período
    Faculdade Objetivo.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Primeiro antes de jugar algo se dever conhecer ao mesmo, logo depois se deve classificar.

    Urbano (humano)
    ANIMAl (excessão do homem)
    Terra (ela tem um circulo de vida como qualquer outro ser vivo).

    Seriamos hipocritos a não comentar estes fatos.
    pois iremos a nossa analise,
    é claro que um dos grandes responsáveis é o homem é isso é fato.
    Os animais também são grandes contribuidores na emissão de CO2.
    A terra vive em uma transição em tempos em tempos, desde o inicio de sua vida com altas temperaturas(calor escaldante) e até eras Glaciais.

    Concluindo...

    Não importa o que fazemos, pois a única coisa que podemos fazer a minimizar os efeitos que produzimos.


    Thallys Cabral
    RA: A602JF0
    Curso Engenharia Civil 3º Período matutino

    ResponderExcluir
  17. Núbia C. Calixto Turma EB3P29 Objetivo
    Matrícula 474421-7

    A tragédia ambiental que está ocorrendo com o Mar de Aral, é o exemplo vivo do que não devemos fazer ao meio ambiente. A consequência do impacto é desastrosa e vem aumentando com o passar do tempo.
    No Brasil se tornou comum o desvio de águas dos rios para a irrigação agrícola. E isso foi a causa principal do que ocorreu no Mar de Aral. Construções inadequadas de sistemas de irrigação, gestão errada dos recursos hídricos, fez reduzir a chegada de água dos rios ao mar, diminuindo seu volume e provocando a alta salidade da água. Esse desequilíbrio ecológico está causando a perda da vida selvagem no litoral, desaparecimento das pastagens, destruição da vida marinha, colapso na pesca e na navegação, alteração no clima, erosão, desertificação da região, dentre outros problemas. Isso pode acontecer em qualquer lugar, e temos que ter consciência e precaução quanto aos projetos de construção, visando a preservação da vida minimizando os impactos ambientais.

    ResponderExcluir
  18. Na natureza existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos e o meio ambiente; E ao quebrar essa harmonia o homem provoca o que se chama de, impacto ambiental, isso pode se dizer que é um choque para o equilíbrio ecológico, porem o desenvolvimento do homem depende das transformação existente, onde ele busca constantemente esse transformação, agora cabe a nós tentar reduzir esse impacto, porem com a consciência que qualquer mudança por menor que seja haverá o impacto ambiental.

    Wellington Matias Teles
    Mat. A023JG-9
    Engenharia Civil-Faculdades Objetivos
    Turma "P" ( EB3P29 ) – Noturno

    ResponderExcluir
  19. Fazemos modificações no meio o tempo todo..causar impactos no ambiente ao nosso redor é rotineiro...i quando acordamos veremos qi esta tarde de mais..!

    Engenharia Civil
    Faculdades Objetivo
    Lorrane Fernandes.."a220ed8"
    3º Periodo
    turma matutina

    ResponderExcluir
  20. Isabela
    2º Período - Matutino
    A32EFI-3

    O que está ocorrendo com o Mar de Aral é o exemplo vivo de um impacto ambiental desastroso. Chega a ser algo desnecessario, havendo construções inadequadas de sistemas de irrigação,reduz a chegada de água dos rios ao mar, diminui seu volume e provoca a alta salidade da água.
    Enfim, isso é o rescultado do desequilibrio entre homem e natureza.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. IMPACTO AMBIENTAL é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
    O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
    thalita cristhine
    3ºperiodo matutino

    ResponderExcluir
  23. O Homem é um predador , mas por ironia o que mais preda é o próprio meio em que vive. já dizia NEWTON (TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO), a natureza reage, provocando terremotos, inundações etc...
    O Homem esta cavando sua propria cova, provacando sua própria extinção, a questão ambiental já vem sendo discutida a muitos anos, porém nada foi feito, devemos nos concientizar da importância do meio ambiente, para preservar as gerações futuras.

    DENICLEVER M DA SILVA.
    EB3Q29
    MAT: 357183-1
    NOTURNO

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Por mais que seja feito estudos para minimizar os efeitos de destruição na natureza ocasionada por construções de grande e médios projetos,nunca vão ter um efeito de sucesso.O meio ambiente é perfeito,qualquer intervenção do homem nele seja grande ou pequena,vai se ter vsstas perdas, mesmo com toda a tecnologia utilizada.É o caso da morte do mar,colocado logo acima.

    FACULDADE OBJETIVO
    JANNECARLOS S.FERNANDES
    ENG. CIVIL - 3°PERIODO
    TURMA "P" NOTURNO

    ResponderExcluir
  26. Concerteza vivemos um grande problema em decorrência da degradação ambiental, toda ação do homem hoje de uma forma ou outra prejudica e causa danos ao meio ambiente, cabe a cada um de nós agirmos de forma consciente pensando no futuro das gerações e buscar meios de minimizar os impactos já causados.

    Faculdades objetivo
    Ismail Gonçalves Pereira junior
    Matricula A309HF 7
    Eng° eletrica 2°,3° periodos
    Noturno

    ResponderExcluir
  27. O homem agindo sem consciencia dilacera a natureza para efetuar construções que para ele promovem o desenvolvimento do país, como, hidrelétricas, rodovias, ferrovias, entre outras obras. No entanto essa obras do 'desenvolvimento' impactam a natureza de uma forma não consciente, fazendo com que essas obras sejam de tal forma desenvolvimentistas mas não sustentáveis.
    O homem deve iniciar uma forma de desenvolvimento atrelada a sustentabilidade so assim passara a agir não só em prol da sociedade presente , mas das futuras também.



    Faculdade objetivo
    Edimar José de Oliveira Júnior
    RA: A30CEJ - 0
    Engenharia Elétrica 2º P
    Turma: EB2P29/EB3P29

    ResponderExcluir
  28. Sem dúvida é muito dificil fazer intervenções no meio ambiente sem que origine um mal a natureza. O que temos que aprender e minimizar ao máximo estes impactos ambientais negativos, é para isso contamos com estudos, profissionais da área ambiental, legislações, que orientão e dão as diretrizes para a execução de atividades que irão integrar-se ao meio ambiente. Devemos lembrar que a natureza demora anos para se recompor, para regenerar, e que o homem pode acabar com isso em segundos, e o meio ambiente não pode discutir, brigar, então é necessário que tenha pessoas que o faça por ela. O grande segredo é intervir no meio ambiente causando o menor impacto ambiental possivel.

    Aluno: BRUNO FELIPE DE OLIVEIRA
    Matricula: A351AA-1
    turma: EB3P29
    3° PERÍODO ENG. CIVIL

    ResponderExcluir
  29. O ser humano está cada vez mais causando impacto sobre o meio ambiente.
    Mais até quando o a terra suportará todos esses impactos?
    Para não pagar o preço dessa resposta, devemos começar a cuidar melhor da nossa grande casa
    " TERRA", pois so assim garantiremos um futuro melhor para as proximas gerações.

    Alacir Soares de Paiva Junior
    Engenharia Civil 3º Perido Noturno
    RA: A02418-2
    Faculdades Objetivo

    ResponderExcluir
  30. Jonatas bueno A11587-0
    Turma EB3Q29 3º Periodo noturno

    Nós que estamos nos tornado engenheiros devemos sair da faculdade com a consciência de preservar o meio ambiente,é claro que é impossível se construir qualquer coisa que seja sem prejudicar a natureza, mas ai e que entra o desenvolvimento sustentável que é capacidade de construir de maneira a reduzir os impactos e sem prejudicar a economia.
    No Brasil está difícil de ser ecológico! Tudo que e ecologicamente correto custa o triplo do comum. Como é possível se construir elevando em mais de 300% o custo de uma obra?

    ResponderExcluir
  31. Isso nos mostra que antes de pensarmos no desenvolvimento temos que pensa na sustentabilidade, estudar todas as conseqüências possíveis que trará tal obra para a natureza e pensar e refletir muito se isso vai valer a pena. Temos que nos integrar na natureza não destruí-la para enchermos nossos bolsos de dinheiro e esgota os recursos naturais.
    alcides lucas
    mat. A325832
    3ª periodo matutino

    ResponderExcluir
  32. Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo.
    Gelsivane Pereira da Silva R.A.: A23DJG-0.
    Engenharia Civil 3º Período Turma: P Noturno

    O Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do planeta, encolheu 90% desde que os rios que o alimentavam foram desviados para um projeto soviético de plantio de algodão.E assim, a maioria dos cientistas acredita que o Mar de Aral nunca irá ser como foi. O futuro do Mar de Aral é, portanto, incerto. A única coisa certa é que o lago é agora uma catástrofe ambiental à medida que o nível de água declina e o ecossistema se degrada, provocando um ambiente de deterioração e condições de vida e de saúde precárias para os povos que vivem nas margens do lago.
    É agora impossível prever, com algum rigor, o futuro para o Aral, mas se não se encontrarem soluções apropriadas o nível da água continuará a declinar. Seja qual for o futuro, esta situação de certeza que abriu os olhos aos governos do mundo. É um forte aviso à comunidade internacional e ilustra a rapidez – em menos de 20 anos – como uma tragédia humanitária e ambiental pode ameaçar toda uma região e a sua população. A destruição do Mar de Aral é um exemplo clássico de desenvolvimento não-sustentado.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  33. Antes de se colocar em prática um projeto, seja ele público ou privado, precisamos antes saber mais a respeito do local onde tal projeto será implementado, conhecer melhor o que cada área possui de ambiente natural (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera) e ambiente social (infraestrutura material constituída pelo homem e sistemas sociais criados).O estudo para a avaliação de impacto permite que uma certa questão seja compreendida: proteção e preservação do ambiente e o crescimento e desenvolvimento econômico, mas a maioria das vezes isso nao é levado em conta.
    Maxsuel Crlos Lopes
    Matricula:4415973 (EBIIIP29)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O homem é considerado o maior causador dos impactos ambientais. Isso se dá cada vez mais, pelo grande desenvolvimento da tcnologia e o desenfreado crescimento urbano. Sem pensar nas consequências o homem causa cada vez mais a devastação das florestas, seja com cortes ou queimas das árvores, principalmente das que ficam próximas aos rios, fazendo com que assim os mesmos fiquem mais expostos ao assoreamneto e apoluição. Isso tudo se da pelo crescimento desenfreado dos centros urbanos, no qual o homem invade todos espaços para desenvolver cada vez mais grandes contruções como: industrias, prédios comerciais ou para sua própria moradia, rodovias, ferrovias, enfim tudo que causa impacto ambiental. O ser humano esta cada vez mais interessado apenas no bem estar de si próprio, não pensam nas consequências, que suas atitudes de hoje poderão prejudicar as gerações futuras...

    Estefhania Gonçalves De Oliveira
    3º Periodo Matutino
    Engenharia Civil
    Ra: 600039-8

    ResponderExcluir
  36. Mar de Aral, é o exemplo vivo do que o homem vem causando ao meio ambiente. A consequência das atitudes humanas é desastrosa e vem aumentando com o passar do tempo.
    O homem adora alterar o que ja esta feito por natureza,e isso foi a causa principal do que ocorreu no Mar de Aral. Construções inadequadas de sistemas de irrigação, gestão errada dos recursos hídricos, fez reduzir a chegada de água dos rios ao mar, diminuindo seu volume e provocando a alta salidade da água. Esse desequilíbrio ecológico está causando a perda da vida selvagem no litoral, desaparecimento das pastagens, destruição da vida marinha, colapso na pesca e na navegação, alteração no clima, erosão, desertificação da região, dentre outros problemas. Isso pode acontecer em qualquer lugar, e temos que ter consciência e precaução quanto aos projetos de construção, visando a preservação da vida e minimizando os impactos ambientais.Tendo asssim um meio de sustentabilidade!!

    Fredderyko Raphaell T. Xavier
    Faculdade Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Periodo matutino

    ResponderExcluir
  37. o maior exemplo é o aquecimento global,
    geleiras derrento, clima cada vez mais difirente, furacões, tsunames terremotos com maiores frequencia, temos que visar sim o desenvolvimento mas com um maior planejamento, para ter uma sustentabilidade q não afetará tanto o planeta nem a sociedade..

    PLINIO GUSTAVO MENDONÇA
    TURMA EB3P29
    MATRICULA:A117AE
    ENGENHARIA CIVIL

    ResponderExcluir
  38. Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a explosão de vulcão pode provocar poluição atmosférica. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela ação do homem. Quando dizemos que o homem causa desequilíbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua historia. Estamos falando do particularmente do capitalismo, mas também do quase finado socialismo,Um impacto ocorrido em escala local, posa ter também conseqüências em escala global. Por exemplo, a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens pode provocar desequilíbrios nesse ecossistemas natural. Mas a emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o “efeito estufa”. Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo um efeito também em escala global.

    FACULDADE OBJETIVO
    ALUNA: KATILCIA FERREIRA DE OLIVEIRA
    ENGEN. CIVIL 2 PERIODO NOTURNO

    ResponderExcluir
  39. O Mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais, (Sirdaria e Amudaria) forma uma fronteira natural entre o Kasaquistão e o Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em 1960; hoje, está em vias de desaparecer num pequeno e sujo poço. A destruição do Mar de Aral é um exemplo de como uma tragédia ambiental e humanitária pode ameaçar rapidamente toda uma região. Tal destruição constitui um caso clássico de desenvolvimento não-sustentado. Vale a pena estudá-lo pois, de certa forma, prefigura o que poderá acontecer a nível planetário se a humanidade continua a desperdiçar recursos finitos como a água.

    Faculdades Objetivo
    Icaro Martins Ribeiro
    RA: A10HHA-1
    Engenharia Civil
    Turma: EB3P29
    3º Periodo

    .

    ResponderExcluir
  40. Como esse assunto de impacto ambiental vem sendo um assunto bem abordado,principalmente na area de engenharia em que a falta de planejamento,saneamento,infra-estrutura.esses impactos vem ocasionados por confronto direto ou indireto entre o homem e a natureza.Ex:Desmatamento e queimadas e etc....

    Faculdade Objetivo
    Ricardo Gomes Duarte
    EB3Q29 noturno
    Eng°Elétrica
    RA:465496-0

    ResponderExcluir
  41. O mundo precisa saber o que se passa com a natureza ela esta cansada e furiosa com as atitudes dos homens vamos em massa acalma-la respeitando e zelando para que tenhamos perspectivas de um futuro melhor.Com vários fatos que vem acontecendo, nota-se que, no papel todo o estudo de impacto é feito, mas muitas ações não saem do papel por interesse político.
    suelinton pereira lopes
    ra 4415965
    turma eb3p29

    ResponderExcluir
  42. O impacto ambiental ultimamente vem sendo abordados por diversas mídias, entretanto é um problema que a muito tempo merece atenção. Na verdade tudo que estamos fazendo, é mais uma medida reparadora do que preventiva propriamente dita.
    Por muito tempo achou-se que os recursos natuais do planeta eram inesgotáveis, ou que ainda demorariam muito tempo para acabar, o que muita genta não contava é que esta ideia foi de muito tempo atraz, logo, hoje estamos pagando o alto preço pelo mau uso do que a terra nos ofereceu todos estes anos. Analizando por este lado, e sendo bastante otimista, concluimos que as medidas que tomarmos agora, só serão realmente percebidas por futuras gerações, enquanto nossa geração e nossa arcará com os prejuizos deixados pela antecessora...


    JOSÉ ALFREDO F. BATISTA
    Eng. Civil - EB3Q29
    3º Periodo - Noturno
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  43. Toda ação humana para com o meio ambiente deve ser calculada de modo a garantir a preservação da natureza,homem e natureza devem caminhar lado a lado. De modo a preservar a integridade física dos ecossistemas, deve-se criar meios para solucionar problemas sociais de modo sustentável, respeitando a vida do planeta e o seu modo natural.

    ResponderExcluir
  44. Toda ação humana para com o meio ambiente deve ser calculada de modo a garantir a preservação da natureza,homem e natureza devem caminhar lado a lado. De modo a preservar a integridade física dos ecossistemas, deve-se criar meios para solucionar problemas sociais de modo sustentável, respeitando a vida do planeta e o seu modo natural.

    faculdade objetivo
    turma P - matrícula: A33254-5

    ResponderExcluir
  45. Impacto ambiental pode ser visto como parte de uma relação de causa e efeito; um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente.
    Devemos ter uma ação educativa permanente, pela qual a comunidade têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados dessas relações e suas causas profundas. Despertando assim, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.

    Wedsley de Bastos Lima
    Eng. Civil Turma: EB3Q29
    IUESO

    ResponderExcluir
  46. Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o meio ambiente
    Os impactos que a ação humana vem causando no funcionamento e na biodiversidade da natureza é um dos agentes responsáveis pelas grandes mudanças da paisagem da região.


    Weniskley Alves Simões
    Eng. Civil Turma: EB3Q29
    IUESO

    ResponderExcluir
  47. Para que uma construtora alcance eficiência, com menor impacto ambiental, é preciso priorizar a sustentabilidade já na concepção dos projetos de seus empreendimentos. É o projeto que vai apresentar soluções ambientalmente conscientes para a execução da obra e o posterior funcionamento da edificação, seja na indicação de processos construtivos industrializados e racionais, com menos ou nenhum desperdício e a consequente redução ou eliminação de resíduos e ainda menor necessidade de uso de produtos feitos a partir de matérias-primas naturais, seja na especificação de tecnologias que vão permitir ao futuro usuário da construção economia no consumo de recursos naturais como água e energia elétrica. Só que a maioria das obras são planejadas pensando primeiramente no lado financeiro, causando impactos as vezes imperceptíveis, porém, com o tempo e com outros impactos ambientais se tornam enormes problemas.

    MARIANA GONÇALVES ARAUJO
    TURMA: EB3P29
    R.A: A3026D5

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Mar de Aral, é mais um exemplo de quanto o meio ambiente vem sendo destruído pelo homem. As conseqüências das atitudes humanas são desastrosas e vem aumentando com o passar do tempo.
    O impacto ambiental gerado por muitas dessas atividades são muito grandes e complexas. O impacto provocado pela construção das usinas hidroelétricas nos municípios de Caçu e Cachoeira Alta no sudoeste goiano, o impacto ambiental, sócio-econômico e cultural é muito grande. Várias espécies de animais estão morrendo, os peixes nos rios estão sendo pegos com as mãos. As famílias da zona rural ficam ilhadas,as empresas responsáveis não construíram estradas antes da água subir. Com vários fatos que vem acontecendo, nota-se que, no papel todo o estudo de impacto é feito, mas muitas ações não saem do papel por interesse político. De que adianta lei se elas não são para todos. 'Para quem tem o poder ela é isenta.' Quem sofre é a natureza e as comunidades da região.
    Wregner Matias Teles
    Matrícula A023JF0
    Engenharia Civil
    Turma EB3P29

    ResponderExcluir
  50. Os impactos ambientais sao provocados unicos exclusivamente pela ação humana,assim sendo o homem o maior provocador dos riscos e dos impactos ambientais.
    A conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

    Samara Dias de Lima
    Engenharia Civil
    RA:A02405-0
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  51. O impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente causando um mal a todos os que estão em volta e atindinge diretamente ou indiretamente a saúde, a segurança e o bem estar da população, algumas atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitarias do meio ambiente e também a qualidade dos recursos ambientais. O mais atingido claro é a natureza, mas nós sofremos também com os desgastes físicos da natureza, se cada um tivesse sua consciencia ambiental e fizesse sua parte junto ao meio ambiente não estariamos sofrendo com os impactos causados pelo homem. " O mundo pede socorro "

    A Bíblia diz em Gênesis 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.” Deus quer que sejamos digno de confiança na mordomia dos nossos recursos.

    Bruno Rodrigues Piccolo
    Matrícula: A18HIJ-6
    Eng. Civil Turma: EB3Q29
    Faculdades Objetivo - IUESO

    ResponderExcluir
  52. Não adianta falarmos todos os dias que é preciso mudar de atitude, fazer isso ou aquilo,se não agirmos, pois frequentemente cometemos erroas até mesmo sem saber, erros que destrói, degrada o nosso meio ambiente, acabando com os recursos naturais, desmatando, matando animais.É correto que todos nós, adirirmos conhecimentos sobre esses trmas, para que não possamos repetir os mesmos erroas do passado. O futuro se aproxima e precisamos agir rápido para melhorarmos e termos uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
  53. Nós somos cada vez mais dependentes dos recursos naturais, necessitamos a cada dia de inovações tecnologicas para que venha suprir nos necessidades, nos diversos da setores da economia é visivel esses avanços tecnologicos.
    Obras e obras são feitas para nos atender, inúmeras feitas nas "coxas" sem o devido planejamento ambiental. Todo e qualquer desenvolvimento terá que ocorrer de forma sustentável, interesses econômicos e politicos terão que caminha juntos.

    Aluno: Marcelo Pinheiro Costa.
    Mat.: a06aid-7
    Turma: EB3Q29 - noturno
    Eng. Elétrica

    ResponderExcluir
  54. Deste o principio o homem vem causando grandes impactos na natureza, usam e abusam dos recursos naturais sem pensar no seu futuro e no futuro do planeta,O mar de Aral e apenas um exemplo de destruiçao causado pelo homem.
    Mesmo diante de um futuro comprometido o homem ainda ignora o pedido de socorro da natureza piorando ainda mais a situaçao de sobrevivencia no planeta, Se nao tomarmos medidas de prevençao e sairmos deste icomodo que estamos nao teremos muito tempo neste planeta, já que os recursos naturais, como a agua doce, estao acabando.

    Aluno: Daniel Gunnar G. de Oliveira
    Matricula: A0243E-1
    Turma: Q-Noturno
    Engº Elétrica

    ResponderExcluir
  55. Impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações e/ou atividades do ser humano.o amr de aral é só mais um exemplo vivo de que o homem n pensa nas gerações futuras, faz um desenvolvimento sem pensar na ecologia no meio ambiente...
    pensar com sustenabilidade e começar a respeitar o meio ambiente...
    CARLOS JONAS DE JESUS HELBINGEN-440594-3
    EBEP29
    NOTURNO
    FACULDADES OBJETIVO.

    ResponderExcluir
  56. Os Impactos Ambientais são cada vez maiores. Toda ação do ser humano resulta em uma reação ambiental, se tratando de Desenvolvimento. Com o passar dos anos as visões vão mudando, a tecnologia vai aumentando e acaba sendo necassário desenvolver evoluir. Não podemos deixar de enxergar que sem os recursos naturais não conseguiremos nada, por tanto é nosso dever preservá-lo.

    TAUANA MENDONÇA S E SILVA
    RA A143734
    TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
  57. Com certeza a morte desse mar foi um dos grandes exemplos dos desenvolvimento sem sustentabilidade. Ao ver esse texto podemos refletir, para a melhorar a preservação de tudo que é natural. Pois o artificial já mais suprirá a falta do natural.

    Klinsman Johnny Fontenelle Santana
    eng. elétrica
    3º periodo noturno
    A315E-9

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Conforme o tipo de modificação que os seres humanos vem fazendo na natureza, isso vem ao longo do tempos, ocasionando serios impactos ambientais.O homem por ser considerado o grande responsável por essas modificações na natureza , tem realizado estudos para tentar amenizar os problemas ambietais, a questão é; não se pode construir em horas o que a natureza demorou séculos para desevolver.

    Hoover Vinícius Fonseca D. Cunha
    RA:A100FG-4
    Turma: EBR29
    Engenharia Civil.

    ResponderExcluir
  60. A morte do Mar de Aral é um exemplo clássico de ações conjuntas, destrutivas, do homem junto à natureza.
    O homem possui a capacidade de transformação, e pode usá-la de maneira muito benéfica por vezes, porém, na maioria delas, tornam-se extremamente impactantes...
    A derrubada de matas, a erosão, extinção de espécies animais e vegetais, poluição do ar, da água, do solo, são alguns dos inúmeros pontos que podemos citar para a morte cada vez mais acelerada dos vários ecossistemas naturais existentes...e o homem é o único que pode trabalhar contra isto!
    Samantha Junqueira A206DC-0 EB3Q29

    ResponderExcluir
  61. O proprio desenvolvimento em si ja gera algum tipo de "impacto ambiental",querendo ou nao isso é uma realidade.O que podemos fazer é tentar minimizar esses impactos,que prejudica nosso planeta e consequentimente a nós mesmo.
    O que tem que ocorrer é uma conscientização primeiramente do Governo,em criação de Leis, para que empresarios como causadores de grandes impactos ambientais nao dependem só de sua consciencia para destruir ou não nosso planeta.

    Felipe Gomes de Sousa
    2° periodo - Matutino
    RA: A27325-5

    ResponderExcluir
  62. Lamentavel uma coisa dessas e ver até onde o homem chega, causando uma destruição tão grande como a do Mar de Aral, estamos destruindo e modificando a natureça todo tempo, afetando todo seu estado levando a destruição total, que não esta longe, o impacto ambiental causado é praticamente irreversivel, assim como sera a fúria da natureza quando não ouver mais solução.


    Artur Diego Silva
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Periodo - Matutino

    ResponderExcluir
  63. Cada dia mais vemos a necessidade de um planejamento, de um desenvolvimento sustentável. Hoje, os avanços tecnológicos vem de forma muito rápida, mas infelizmente o homem não está usando essa sua capacidade de inovação para o bem. A morte do mar Aral é só mais um dos grandes "feitos" do homem na natureza. O homem tem que se conscientizar que todo desenvolvimento tem que ter um planejamento para que ocorra de forma sustentável e evite problemas futuros.

    Anna Cláudia Cabral - A1663C-4
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Peródo - Noturno

    ResponderExcluir
  64. Por muito tempo o Brasil e o mundo deixaram de se preocupar com o estudo do impacto ambiental sobre os eco-sistemas e suas respectiva comunidades. Felizmente vemos que a sociedade tem atentado para uma discussão mais profunda sobre o impacto ambiental provocado pela ação humana.veja por exemplo a construção da usina hidrelétrica de belo monte que tem suscitado protesto das comunidades indíginas que vivem na região bem como a comunidade internacional.

    AGAMENON GOMES DA SILVA
    TURMA: EB3P29
    ENG° CIVIL
    IUESO

    ResponderExcluir
  65. O impacto ambiental e algo que sempre vai ter s oque temos que saber minimizar esses problemas causados o máximo que puder, pois tudo que esta sendo feito no mundo esta sempre voltando pra a humanidade, um deles são os tornados mudança de clima lugares que era uma floresta vira deserto e entre outros por isso que toda atitude que for ser tomada em qualquer construção ou de retirada de vegetação tem que ser bem estuda uma orma de diminuir o máximo essas mudanças...

    alessandro vinicius N°a08411-8
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil
    3° Período - noturno

    ResponderExcluir
  66. Possíveis soluções
    Animação do estado do mar de Aral.

    O futuro do Mar de Aral é incerto. Não se sabe se é possível, viável e necessário recuperá-lo. Há diversas sugestões no sentido de ajudar em sua recuperação, tais como:

    » Melhorar a eficiência dos canais de irrigação;
    » Instalar estações de dessalinização de água;
    » Instruir os agricultores a usar menos as águas dos rios;
    » Plantar cultivares de algodão que necessitem de menos água;[21]
    » Usar menos produtos químicos nas plantações;
    » Reduzir o número de fazendas de algodão próximas ao lago e afluentes;
    » Construir barragens para encher o Mar de Aral;
    » Desvio de água dos glaciares da Sibéria para repor a água perdida do Aral;
    » Redirecionar a água dos rios Volga, Ob e Irtich. Assim, se levaria de 20 a 30 anos para restaurar sua antiga dimensão, a um custo provável de US$50 milhões;
    » Diluir a água do Aral com água do oceano e do Mar Cáspio, através de bombas e gasodutos.


    Renato Rocha Santana
    RA: A1663E0

    Faculdade objetivo

    ResponderExcluir
  67. De acordo com o texto,existe dois tipos de impacto ambiental,o Positivo e Negativo.E toda ação do homem que envolve a natureza resulta em um impacto.Se essa ação for realizada de forma correta,visando um desemvolvimento sustentável e respeitando o meio ambiente,este impacto será POSITIVO.

    Faculdade Objetivo
    3ºperiodo-Engenharia Civil
    turno:Matutino
    Nome:Fábio Pereiras Dos Santos
    RA:a0245b-1

    ResponderExcluir
  68. O SER HUMANO DESTROI SEU PROPRIO FUTURO,PORQUE A NATUREZA SO TEM UMA AÇÃO QUANDO O HOMEM MUDA O QUE NÃO DEVERIA TER MUDADO SEM PRESERVAÇÃO E PLANEJAMENTO AO MEIO ANBIENTE.POR ESSE MOTIVO ESTAMOS SOFRENDO TODA A REAÇAO DA NATUREZA,COMO TERREMOTOS, AQUECIMENTO GLOBAL,RIOS SECOS E ETC.TEMOS QUE PENSAR MAIS NA NATUREZA E NA VIDA EM GERAL.

    NOME:JHONATAN CORREA SILVA
    TURMA:EB3Q29
    MAT:A1275F8

    ResponderExcluir
  69. toda e qualquer açao do homem sobre o meio ambiente, causa um grande dano. Devemos agir de acordo com a necessidade, nao com a oportunidade. Vemos ai como o problema o mar de Aral. Mas ele nao é o unico, vemos varias discussoes sobre usina hidroeletricas, sendo muito prejudicial para o ambiente, e cara, enquanto isso temos mais formas de obter energia, renovaveis e mais baratas. Entao temos que fazer um desenvolvimento sustentavel na qual nao abale abruptamente a natureza

    Gabriel Martins Rosa
    A143670
    Engª Civil - Matutino
    3º Periodo

    ResponderExcluir
  70. Ilton Martins Junior RA A206IE-2
    Engª Civil - Matutino
    3º Periodo

    Sabemos que impacto provocado pela construção das usinas hidroelétricas nos municípios de Caçu e Cachoeira Alta no sudoeste goiano, o impacto ambiental, sócio-econômico e cultural é muito grande. Várias espécies de animais estão morrendo, os peixes nos rios estão sendo pegos com as mãos. Com vários fatos que vem acontecendo, nota-se que, no papel todo o estudo de impacto é feito, mas muitas ações não saem do papel por interesse político. De que adianta lei se elas não são para todos.

    ResponderExcluir
  71. Toda acao a uma reacao.Principalmente se tratando em impacto ambiental, muitas de nossas acoes causam ou causaram o tal impacto. So q alguns nao sao imediatos, podem levar ate muitos anos para percebermos.O simples fato de separarmos o lixo ja e um grande passo para a nao poluicao do meio ambiente. E o desmatamento de nossas floresta? o que podemos dizer disso? Os nossos rios estao secando gracas a nossa propria acao de desmatar. Os animais selvagens estao vindo para as cidades,nao e por que querem, e sim porque estamos forcando eles a fazerem isto, estamos acabando com os lares deles...Agora estao vindo para o nosso.

    Nome: Alana Vasques
    Turma; EB3P29
    MTRICULA; 466741-7

    ResponderExcluir
  72. Temos a certeza que as solucoes tem que comecar de nos mesmos.Com o crescimento populacional,com as tecnologias,a buscar constante de inovacoes,empreendimentos grandiosos.Tudo envolve nosso ambiente e nao pensamos na sua propria destruicao,quando abrimos os olhos para tamanho desastre nos deparamos com o horror, ai sim pedimos a ajuda, mais nem todos tem essa consciencia a propria de pensar antes,mais pensamos ,pensamos nos lucros,nos beneficios; Isso é que é nossa forma de pensar ne ???sera!!!

    ResponderExcluir
  73. Toda açao do homem sobre o meio ambiente causa grandes impáctos, cabe a nós buscarmos formas alternativas de sustentabilidade ambiental, na tentativa de minimizar as estragos que estamos causando ao nosso planeta para que as futuras geraçoes possam apreciar tal maravilha assim como nós.

    Nome: Hugo Cezar
    turma: EBR29
    N: A1437G-6

    ResponderExcluir
  74. Jobson dos Santos Ferreira/A16618-1
    Engenharia Basica

    Impacto ambiental pode ser visto como parte de uma relação de causa e efeito. Do ponto de vista analítico, o impacto ambiental pode ser considerado como a diferença entre as condições ambientais que existiriam com a implantação de um projeto proposto e as condições ambientais que existiriam sem essa ação. Portanto devemos analizar bem antes de devastar o ambiente.

    ResponderExcluir
  75. O EIA/RIMA,servem como instrumento da AIA, que é Avaliação dos Impactos Ambientais. É muito importante lembrar que são estudos prévios à construção de empreendimentos que causam impactos na natureza. Esses estudos são feitos por uma equipe multidisciplinar, que levam em conta o meio físico, biológico e sócio-econômico.

    Monica Kamilla Inácia Ribeiro
    RA : A3515I0
    Segundo Período Matutino
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  76. é quase impossivel falar de desenvolvimento sem falar no impacto ambiental. o governo deveria ter planos melhores para amenizar o impacto ambiental de uma forma que todos saiam ganhando.

    Aluno: Bruno C. Castro
    RA: A153AE-8

    ResponderExcluir
  77. Tudo o que fazem causa um impacto ambiental, as nossas decisões, o que compramos causa isso, mas o que devemos fazer e escolher melhor e fazer as coisas com um menor dano possivel e brigar para que o governo nao deixe que empresas façam o que quiser e ou apõem suas decisões.

    ResponderExcluir
  78. luz.leandro
    leandro oliveira luz
    engenharia basica noturno
    a0245h0
    eb3q29

    ResponderExcluir
  79. Tudo que a humanida contrói causa algum tipo de impacto ambiental, seja este positivo ou negativo. Temos que ter cuidado com o que fazemos contra a natureza, pois no futuro seremos nos os grandes prejudicados/afetados.

    Tamara Damascena Almeida
    A33CAF-5
    Engenharia civil
    Segundo Periodo - Matutino

    ResponderExcluir
  80. O homem é considerado o maior causador dos impactos ambientais. Isso se dá cada vez mais, pelo grande desenvolvimento da tecnologia. Sem pensar nas consequências o homem causa cada vez mais a devastação das florestas para retirada de madeira,para criação de pastos etc..., seja com cortes ou queimas das árvores, principalmente das que ficam próximas aos rios, fazendo com que assim os mesmos fiquem mais expostos ao assoreamento e a poluição. Isso nos mostra que antes de pensarmos no desenvolvimento temos que pensar na sustentabilidade, estudar todas as conseqüências possíveis que trará tal obra para a natureza e pensar e refletir muito se isso vai valer a pena. Temos que nos integrar na natureza e não destruí-la para enchermos nossos bolsos de dinheiro e esgotar os recursos naturais.


    Aluno: Thiago Vilas Boas Neves
    Matrícula: A33CAD-9
    Eng. Civil Noturno

    ResponderExcluir
  81. A recente preocupaçãocom a escassez de recursos naturais, valorizou a proteção destes. Com isso o homem começa a rever todos os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico, para se obter processos de desenvolvimentos sustentáveis.

    Rinaldo Macarini
    3° Período
    Eng. Básico
    A1714C5

    ResponderExcluir
  82. O impacto ambiental gerado por muitas dessas atividades são muito grandes e complexas. Tenho acampanhado o impacto provocado pela construção das usinas hidroelétricas nos municipios de Caçu e Cahoeira Alta no sudoeste goiano, o impacto ambiental, sócio-econômico e cultural é muito grande. Várias espécies de animais estão morrendo, os peixes nos rios estavão sendo pegos com a mão, sem contar, que com o enchimento da barragem muitos peixes que foram pegos nos rios estavam podres, não são peixes de água parada. Muitas familias na zona rural ficaram ilhadas,as empresas responsáveis não construiram estradas antes da água subir.

    Joao Pereira da Silva Neto
    Engenharia Civil
    3° periodo matutino

    ResponderExcluir
  83. Como vimos impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações e/ou atividades do ser humano. Conforme o tipo de intervenção, modificações produzidas e eventos posteriores.Nós estamos em costantes mudanças, o mundo evolui mais a cada dia.o crescimento desordenado é que tem causado essas séries de impactos para com a natureza e acredito que é esse o desafio da Engenharia hoje: procurar e desenvolver métodos que venham aminizar as degradações e intervenções maléficas a natureza.
    para que o homem viva em equilibrio e harmonia com a natureza.

    faculdade Objetivo
    aluno: Cleyton de Oliveira Mota
    Ra: 440720-2
    Engenharia
    3° período matutino

    ResponderExcluir
  84. Toda ação humana reflete na sociedade e no meio em que vivemos, portanto quando se pensa em fazer algo, devemos pensar se isso trará mais beneficios do que maleficios.
    Tudo que construimos ou modificamos tem por consequência um impacto, principalmente no meio ambiente. Devemos nos concientizar de que o planeta está precisando da nossa ajuda.



    Aluno: Khaled Bahmad
    RA: A132FB-2
    3º período matutino de Engenharia-Objetivo

    ResponderExcluir
  85. Em se tratando de "Engenharia" é difícil não falar de impacto ambiental. Toda obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte trará impactos na natureza. Esses impactos poderão causar danos irreversíveis, como por exemplo, a extinção de um rio ou a destruição de um ecossistema inteiro. Por isso é tão importante o planejamento ambiental a fim de reduzir estragos. Quanto mais pensarmos no planeta e menos na atividade econômica visando o lucro, mais teremos êxito em sua salvação.


    Carlos Henrique Trindade Reis Madeira
    Matricula: A26924-0
    3º Período - Engenharia Civil
    IUESO

    ResponderExcluir
  86. Por muitos anos a humanidade vem usando dos benefícios da terra sem perceber os males que vem causando, agora que o processo de degradação já está avançado que comecaram a pensar em desenvolvimento sustentável.

    Thaisse Ribeiro Melo
    Matrícula: A29HBJ-5
    2 Período Matutino
    Engenharia Civil
    Faculdades Objetivo

    ResponderExcluir
  87. Empregada a tal lei de melhoria que nos tras como conssequencia os impactos ambientais! Os tais Impactos classificados em agridirem ou não a naturalidade e a serenidade do ambiente, causa muitas das vezes destruição, que hoje é nesseçaria entre criterios que levam em conta valores humanos. Se o impacto abranger melhoria para inumeros cidadãos mas desgraça aos topicos de fundamentos da concretisação da natureza, obviamente a o futuro será condenado, e a sensação de saciedade durará curto prazo. Adotando medidas que profudadamente estuadadas conssidere o não prejuizo fututo, não à porque não melhorar, sendo que e nescessario e de imediato a conssientização para que não aconteça como no Mar de Aral.

    Faculdade Obijetivo IUESO
    Engenharia Civil 3º Periodo
    RENATO GUILHERME MOTA MORAIS
    RA:A083JA-2 MATUTINO

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Apartir dos processos de desenvolvimento, varios impactos estao ocorrendo no meio ambiente, no entanto estes devem ser minimizados ao maximo possivel.Isso e gerando principalmente pelos avancos tecnologicos em varias areas economicas.

    Leonardo Marques Garcia
    Ra.A06Ajj-3
    periodo.3 Eng. civil
    IUESO

    ResponderExcluir
  90. Com o crescimento urbano, a expansão industrial, a demanda por energia hidroelétrica de um lado, e a poluição das águas superficiais e subterrâneas e as mudanças climáticas provocando severas secas de outro, precebe-se que o planeta pode estar a beira de colapso ambiental.Acredito que é preciso adotar uma nova postura: a utilização racional de todos os recursos naturais deste planeta. É um hábito que pode fazer parte do nosso comportamento diário sem alterar em nada a nossa qualidade de vida e de bem estar. Ao contrário, vai até prolongá-los. Assim como também podemos procurar agir de modo inovador,tendo atitudes que ajudem a preservar o nosso planeta.

    Aline Spessatto
    RA: A100GF-3
    3º Período
    EB3A29

    ResponderExcluir
  91. Toda construção deve-se analisar bem os maleficios que vai causar, pois medidas necessarias nao tomadas causam um estrago imenso.
    O desmatamento para plantação, irrigaçoes de plantação irregulares, residuos de construçoes em local inapropriado, tudo causa um impacto na natureza, pois modifica.
    Um bom estudo antes da realização dos projetos de construções, licenciamentos para plantação, analises mais apuradas dos impactos, prevenindo sempre um impacto maior, já melhora muita coisa.




    Aluno: Guilherme Tonhá
    RA: A02411-5
    Curso: Engenharia Civil
    Período: 3º Matutino

    ResponderExcluir
  92. O Homem é que habita a terra é o mesmo que destrói seu próprio habitat, podendo-se dizer que o " homem " pode preservar o meio em que vive ou pode devastá-lo como podemos ter de exemplo o Mar de Aral. O Fato ocorrido vem de muitos anos de forma que o senhor Josef Stalin visando somente " Lucro " dizendo ser " Socialista " fez o que fez com o Mar de Aral, que a catástrofe foi tão grande que o futuro do Mar de Aral pode facilmente ser previsto: a extinção !
    É triste ver o que acontece mais a realidade é dura e tem que ser vista como um exemplo para todos que assim com vai acontecer com esse mar pode acontecer também aqui bem perto de todos nós brasileiros que gastamos rios de água pensando não ter fim. Mas será que não terá como
    o Mar de Aral ? Quem nos garante isso ?
    Caros colegas fiquem atentos essa questão também é nossa a cabe a nós ajudar essa causa!




    Aluno : Fellipe Gabriel
    RA : A17149-5
    Curso : Engenharia Civil
    Período: 3° Matutino

    ResponderExcluir
  93. o ser humano tem pro estinto natural demata,destrui ou ate mesmo degrada a natureza tronando ela um novo senario.Podendo assim se valoriza e ate mesmo almenta seu ego mais não ver que sem os recursos naturai não havera sobrevivesia mais isto não e pra ele não sera agora e fim futuramente para as novas geraçoes mais isto não importa o que importa agora e o seu prestigio.Presizamos muda este conçeito primitivo e cutiva mais a natureza vamos muda vamos evoluir cuturalmente e a hora e agora..

    Aluno ROGÉRIO INACIO FERREIRA
    RA; A26498-1
    CURSO Engenharia civil
    periodo 3 matutino

    ResponderExcluir
  94. Com essas grandes construções ocorrem grandes destruições na natureza.
    Essa destruição já reflete consequencias. Por isso a importancia de um planejamento ambiental para tentar diminuir esses impactos que o ambiente vem sofrendo constantemente.

    Marcos Vinicius Reis Bretas Netto
    RA: A29HDG-5
    2 periodo Matutino Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  95. Todas as obras desenvolvidas por mais pequena que seja causa algum tipo de impacto ambiental,
    por isso cabe a nós principalmente estudantes de Engenharia Civil a desenvolver projetos que degrada o minimo ao meio ambiente.


    Douglas S. C. de Carvalho
    A132EE0
    Engenharia Civil
    3° Período / Matutino
    Faculdade Objetivo

    ResponderExcluir
  96. O impacto ambiental vai ser mais sentido nas gerações futuras,poriso é importante visar o crecimento sustentavel(meio ambiente).

    Gustavo Torres de Souza
    A087818
    Faculdade OBJETIVO
    Eng.Civil

    ResponderExcluir
  97. Maioria das obras de Engenharia Civil tem algum impacto ambiental, qualquer obra de pequeno porte, degrada nem que seja um pouco a natureza.

    Renato Junio Louredo da Silva.
    Faculdades Objetivo
    Engenharia Civil - 3 periodo.
    Matricula - A024433.

    ResponderExcluir
  98. A cada obra realizada a semrpre um impacto realizado ,no solo ,na agua e ate mesmo na regiao onde a obra esta sendo realizada ,
    com isso cabe a os engenheiros a estudar meios de diminuir esse impacto ambiental .

    ResponderExcluir
  99. As ações humanas, de qualquer forma ou meio, reflete no impacto ambiental. Acho q nao tem como, nao refletir.
    Assim o meio ambiente acaba sendo degradado a cada dia, mesmo tendo projetos pra amenizar os impactos ambientais. Talvez seja consequencia do desenvolvimento ecônomico, consequencias de uma sociedade "capitalista".
    Temos que valorizar os projetos de sustentabilidade, para que ao menos diminuir os impactos ambientais, porque estamos destruindo um bem de todos e pra todos, que seria nosso ECOSSISTEMA e tudo que vive nele.


    Faculdade Objetivo
    Filipe Lopes Rodgrigues
    RA: A06BBG-7
    Noturno
    Engenharia Civil EB3P29

    ResponderExcluir
  100. Com tuso que vem acontecendo nos dias de hoje, podemos chegar a conclusão que nosso Meio Ambiente não resistirá por muito tempo, por isso devemos nos concientizar e criar maneiras pra que nossa economia e desenvolvimento industrial cresça sem afetar a natureza.

    Aluno: Resmyller D. de oliveira
    RA:914502-8
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir